FANDOM

Formatação de textoEditar

  • Use apóstrofos (ou aspas simples) para fazer de um trecho itálico, negrito ou negrito-itálico:
  • Duas aspas simples farão com que o texto entre elas se torne itálico (''itálico'').
  • Três delas farão o seu texto negrito ('''negrito''').
  • Cinco aspas simples deixaram o seu texto em negrito-itálico ('''''negrito-itálico'''''.
  • Sempre use negrito quando for citar o título do artigo pela primeira vez na página.
  • Use sempre itálico ao citar títulos de livros dentro dos artigos, seja livros da série, fora dela ou utilizados por personagens.
  • Caso o usuário queira, é possível utilizar HTML mas nós não indicamos o uso pois a maioria das tags são inúteis aos propósitos da Ojesed.
  • Tags de HTML úteis:
  • <s> ou <strike> te darão um risco sobre o texto, entretando o uso desta tag é restrito aos Artigos de usuários e não deve ser utilizada em quaisquer circunstâncias diferentes.
  • <!--invisible note to editors--> Se você escrever algo nesta tag o texto não será mostrado no artigo, apenas ao editar a página. Esta tag é útil quando um autor precisa ressaltar um detalhe sobre o artigo para as próximas edições dele.
  • Quaisquer outras tags são consideradas inúteis para os padrões da Wiki, portanto não faça uso de nenhuma que não seja as duas acima.

LinksEditar

Atenção!: A capitalização de letras (maiúsculas e minúsculas) influencia diretamente no funcionamento dos links. A Ojesed transforma automaticamente a primeira letra do artigo em maiúscula, portanto com isso você não deve se preocupar, mas se o link do seu artigo for de nome composto você precisa atentar paras maiúsculas e minúsculas corretamente, caso contrário você terá um link quebrado; como exemplo temos harry potter, que não funcionará pois o nome do artigo correspondente é Harry Potter e não harry potter.

  • Links para dentro da Ojesed:
  • Os links devem ser feitos pondo o título do artigo entre colchetes, exatamente assim: [[Título do artigo]], automaticamente isso gerará um link para o artigo linkado, e. g. Harry Potter.
  • Preste atenção nos nomes dos artigos antes de linká-los, principalmente com nomes semelhantes para não haver confusão de links para o usuário que ler seu artigo, e. g. Sciri Imperius(RPG) e Escola Sciri Imperius não devem ser confundidos.
  • Normalmente quando o título do artigo é usado por completo e muitas vezes seguidas o texto se torna cansativo e repetitivo Para evitar isso utilize [[Título do artigo a ser linkado|Como o link irá aparecer no artigo]].
  • Links externos - É uma regra básica de desenvolvimento da wikia os links serem dispostos ao final da página do artigo e em um seção separada entitulada links externos. Obviamente você pode querer citar um site ou referência durante o seu artigo, o que deve ser feito das seguintes três maneiras:
  • O autor pode também dar um título ao seu link, da seguinte forma: [http://www.animagos.com.br Animagos] Animagos. Não esqueça de separar o link do título do link com apenas 1 espaço entre eles.
  • O usuário pode ainda deixar o título de um link em branco, o que deve ser feito assim: [http://www.animagos.com.br] e te dará isso: [1].
  • Atenção! Não esqueça de sempre incluir o http:// em todo link externo que for utilizar.

ParágrafosEditar

  • Começar o texto do novo parágrafo na linha logo abaixo não surte efeito algum no seu texto.
  • Para gerar um novo parágrafo você deve deixar uma linha em branco entre o parágrafo anterior e o novo.

SeçõesEditar

As seções são divisões dos artigos em áreas diferentes.

Automaticamente a wikia cria uma caixa localizada no canto superior esquerdo do artigo com os nomes das seções da página.

  • ==Nome da seção== criará uma nova seção no seu artigo.
  • ===Nome da subseção=== criará uma subseção no artigo.
  • ====Nome da sub-subseção==== pegou a pegada?

ListasEditar

  • um * no início da linha cria uma lista ordenada como a que usei neste artigo.
  • um # no início da linha cria uma lista numerada crescentemente.

Agora que você já sabe formatar pode passar para o próximo estágio: Categorias

Também no FANDOM

Wiki aleatória